COMO USAR A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO SEU NEGÓCIO E NA SUA LIDERANÇA PARA ECONOMIZAR TEMPO E RECURSOS

Temos acompanhado nos últimos anos os grandes e rápidos avanços da tecnologia em nosso dia-a-dia que estão presentes nas mais diversas áreas, seja através de simples aplicativos até as mais sofisticadas ferramentas e soluções para operações mais complexas. E entre todas estas tecnologias destacamos hoje a Inteligência Artificial através do ChatGPT que está causando um alvoroço entre seus usuários.

Digo alvoroço pois se por um lado muitas pessoas vêem esta tecnologia como algo revolucionário e que pode facilitar muito os negócios e a vida das pessoas, por outro, pessoas e instituições estão questionando a efetividade de sua utilização, principalmente nos estudos. Como é o caso da Sciences Po que proibiu seus estudantes, funcionários e professores de usar o ChatGPT, sob pena inclusive de expulsão da universidade. 

O fato é que tudo o que é novo tende a causar desconfiança e até mesmo desconforto, o que em geral vai se dissipando ao longo do tempo conforme vamos entendendo melhor seu funcionamento. Acredito que é isso que vai acontecer com o uso da Inteligência Artificial também.

Com toda certeza esta tecnologia vai transformar o jeito que as empresas operam, sejam elas pequenas ou grandes. Todas poderão ser impactadas positivamente com o uso de aplicações como o ChatGPT, principalmente na otimização de seus processos.

Por aqui nós já estamos testando e utilizando o ChatGPT, inclusive parte da pesquisa que fizemos para escrever este artigo foi feita a partir dele. 

Em uma pequena empresa, por exemplo, ela pode ser usada para para contribuir com a área de comunicação para a criação de textos, posts, artigos, vídeos para as mídias.

Já em uma empresa de médio porte ela pode ser facilmente implementada para questões técnicas como otimização de sites (SEO), novos projetos e até pequenas tarefas repetitivas na área de programação e desenvolvimento de software. 

Se pensarmos em uma grande empresa, ela pode se tornar um assistente pessoal, por exemplo, para aqueles processos básicos, burocráticos e repetitivos. 

Não podemos deixar de citar que sem sombra de dúvidas esta tecnologia possui suas limitações e sua utilização deve sim ser feita levando em conta a necessidade de ajustes e adaptações dentro da questão contextual do negócio, ou seja, aquele olhar atento e humano sob o ponto de vista menos técnico e mais baseado na marca.

Líderes e gestores precisam ficar atentos à Inteligência Artificial o quanto antes. Entender como ela pode otimizar e facilitar o dia-a-dia trará otimização de tempo e recursos para a empresa e para as equipes. 

Sabemos que tecnologias como o ChatGPT são um meio para o sucesso de um negócio e não um fim. Nós sempre falamos aqui sobre o uso da tecnologia para facilitar os processos que um Líder precisa administrar e ela não implica em nada o conceito de Liderança Humanizada que nós tanto trazemos aqui.

A tecnologia é o veículo que você pode e deve usar para tornar os processos mais otimizados e ganhar produtividade, enquanto que você ganha mais tempo para se relacionar e se conectar muito mais com as pessoas. 

Se você quer entender melhor como isso funciona na prática, nós te mostramos em nosso Programa de Gestão e Liderança Transformadora. Veja aqui.

Espero que estas informações tenham trazido bons insights para você e que você também possa se beneficiar desta tecnologia na sua empresa e com sua equipe.

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