COMO A INTELIGÊNCIA ARTIFICAL PODE ACELERAR OS RESULTADOS DE SUA EMPRESA

Os avanços tecnológicos estão acontecendo cada vez de forma mais acelerada e as empresas podem e devem se beneficiar deles para crescer e se desenvolver. Dentre os avanços expressivos que temos visto nos últimos anos, a Inteligência Artificial (IA) tem um merecido destaque pois além de proporcionar uma revolução na forma com que as informações são disseminadas e aprendidas, ela contribui muito para a construção de novas estratégias para os mais diversos tipos de negócios, por meio do Marketing Digital.

Durante muito tempo acreditou-se que a Inteligência Artificial era apenas um mito e não se tornaria realidade. Porém, a revolução industrial que aconteceu a partir da segunda metade do século XVIII na Inglaterra mostrou que era possível criar máquinas e equipamentos que substituiriam o trabalho humano braçal tornando-o mais eficiente e com menor custo.

A partir disso, ficou claro que o potencial das máquinas era muito grande e que a possibilidade de utilizar máquinas com capacidade cada vez mais sofisticas já seria uma realidade.

Mas afinal, o que é a Inteligência Artificial? De forma muito simples e resumida, ela refere-se a sistemas ou máquinas que assumem a inteligência humana para executar tarefas e podem se aprimorar com base nas informações que elas coletam.

Os primeiros estudos sobre IA iniciaram nos anos 50 com os cientistas Hebert Simon e Allen Newell que foram os pioneiros desta área ao criarem o primeiro laboratório de inteligência artificial na Universidade de Carnegie Mellon.

Mas muito antes, em 1940, o matemático Alan Turing já havia conduzido estudos que iriam revolucionar o mundo. Ele desenvolveu uma máquina que permitia a quebra de códigos secretos nazistas, gerados por outra máquina, patenteada por Arthur Scherbius e conhecida como Enigma, durante a Segunda Guerra Mundial. Dez anos depois, ele apresentou ao mundo o Teste de Turing, também conhecido como Jogo da Imitação, criado para verificar se o computador é capaz de imitar o pensamento humano. Suas descobertas tornaram-se a base para que a inteligência artificial entrasse em nossas vidas nas décadas seguintes.

A partir disso, o desenvolvimento da IA passou a avançar junto com a evolução dos computadores e foi ganhando cada vez mais forma e importância.

Um fato bem marcante sobre o uso da IA aconteceu no dia 11 de maio de 1997, quando o russo Garry Kasparov, então campeão mundial, foi derrotado em uma partida de xadrez pelo computador Deep Blue, produzido pela IBM.

Por trás do computador, havia um programa que funcionava da seguinte forma: um algoritmo determina, a partir dos movimentos do adversário, qual peça mover.

À medida que os estudos sobre a Inteligência Artificial foram avançando, novas perspectivas foram surgindo pois mais estudiosos passaram a se debruçar sobre ela para entender mais a fundo seu funcionamento e suas potencialidades.

Diante disso, surgiu o conceito de diferenciação entre IA fraca e IA forte:

- Inteligência Artificial forte: é também conhecida como autoconsciente, ou seja, é aquela que simula o raciocínio humano com tanta perfeição que é capaz de resolver situações de maneira mais rápida e assertiva que uma pessoa.

Justamente por isso que os estudos em torno da IA geram uma série de conflitos pois de um lado temos um grupo de pessoas que defendem o uso desta tecnologia, e de outro grupo que que acredita ser inconcebível uma máquina ter a capacidade de pensar e sentir como um ser humano. Até mesmo porque isso representaria uma alternativa à mão-de-obra qualificada de muitos profissionais.

Um exemplo disso é o conceito apresentado no filme Eu Robô.

Podemos citar ainda exemplos de Inteligência Artificial Forte como aqueles que se valem das técnicas de machine learning e de deep learning.

- Inteligência Artificial fraca: já a IA fraca não possui o poder de imitar o raciocínio de um ser humano, mas consegue colaborar no processamento de grandes volumes de dados e informações e até mesmo produzir relatórios compilando tais informações para a posterior análise e tomada de decisão. Este processo é conhecido como Processamento da linguagem natural que é quando as máquinas utilizam softwares e algoritmos criados para finalidades específicas, como simular uma conversa humana.

Basicamente, grande parte da sua evolução e aplicação atual está baseada na IA fraca e não na IA forte.

Hoje em dia a Inteligência Artificial já não é mais vista como algo do futuro pois já está muito presente em nosso dia a dia como podemos observar nas práticas citadas a seguir:

- automação nas mais variadas indústrias;

- carros autônomos como os da empresa Tesla onde não é necessário um motorista para guia-los;

- aplicativos de GPS como Google Maps e Waze que usam a IA para interpretar dados fornecidos automaticamente por seus usuários e assim sugerir as melhores rotas;

- escritórios de advocacia estão usando robôs para realizar um grande número de tarefas que um advogado realiza, como fazer petições de forma mais rápida, prática e acessível.

- na área da saúde temos diversos exemplos da aplicação da IA como no caso de combate ao Covid-19 durante a pandemia, utilização do diagnóstico precoce de doenças como Alzheimer e o Mal de Parkinson.

Outro exemplo do uso da IA e que está muito presente em nosso dia-a-dia são as aplicações nas redes sociais como: reconhecimento de fotos, identificação de objetos e situações, reprodução temática de vídeos, tradução simultânea e remoção automática de conteúdo inapropriado. Além disso os algoritmos conseguem personalizar o feed de postagens e notícias, sugerir amizades conforme a rede de contatos, apresentar recursos de realidade aumentada e sincronizar conteúdos de forma instantânea.

Todos estes exemplos evidenciam a contribuição da IA para o Marketing Digital, que se tornou uma ferramenta indispensável para qualquer estratégia de negócio.

Com o uso cada vez maior das redes sociais e aplicativos, além do alto crescimento da busca pelo desenvolvimento pessoal e profissional por meio da educação à distância (principalmente com o surgimento da pandemia do COVD-19), o mercado passou a utilizar estratégias de Marketing Digital cada vez mais sofisticas para conseguir atingir as pessoas desejadas em suas estratégias de relacionamento e vendas.

Mesmo as empresas mais conservadoras e que estava muito acostumadas a realizar estratégias no mercado convencional ou off-line, estão se rendendo ao poder das estratégias do universo online.

Veremos a seguir alguns exemplos da aplicação da IA nas estratégias de negócios que muitas empresas estão utilizando para ter mais velocidade, assertividade e coerência em suas estratégias de marketing:

Machine Learning: é um ramo da inteligência artificial (IA) e da ciência da computação que se concentra no uso de dados e algoritmos para imitar a maneira como os humanos aprendem, melhorando gradualmente sua precisão. Por meio do uso de métodos estatísticos, os algoritmos são treinados para fazer classificações ou previsões, revelando os principais insights em projetos de mineração de dados. Esses insights subsequentemente conduzem a tomada de decisões em aplicativos e negócios, impactando de forma ideal as principais métricas de crescimento.

Chatbot: é uma ferramenta para conversar com seu cliente em linguagem natural por meio de aplicativos de mensagens, sites e outras plataformas digitais. Ele pode otimizar atendimento ao cliente, campanhas de marketing e até mesmo a venda de produtos. Entre as razões para o crescimento dos chatbots, dentro de diferentes tipos de empresa, está a sua capacidade de oferecer suporte imediatoe de qualidade aos clientes, ao mesmo tempo, que reduz a necessidade de manutenção de uma equipe grande para esse atendimento.

Quando pensamos em uma campanha de vendas onde é necessário fazer a captação de leads (possíveis compradores de seu produto ou serviço) por meio da segmentação de anúncios em diferentes plataformas e a aplicação de funis de venda (estratégia que orienta os clientes ao longo de sua jornada de consumidor desde o topo até o fundo do funil onde vai ocorrer a compra), é possível aplicar a IA em todas as etapas.

Existem diversos aplicativos e plataformas que tornam este processo muito mais eficiente e consequentemente tornam as estratégias de marketing digital muito mais assertivas. Estes recursos permitem que as etapas sejam melhor estruturadas e que haja uma otimização de tempo e investimento.

É inegável a presença e o poder da IA em nosso dia a dia, através da forma com que consumimos informações, serviços e produtos, apresentados pela estratégias do Marketing Digital. Quando bem utilizadas, tornam-se indispensáveis para os negócios de qualquer empresa.

E sua empresa, já está utilizando recursos baseados em IA para promover e crescer seu negócio através de estratégias de Marketing Digital?

One thought on “COMO A INTELIGÊNCIA ARTIFICAL PODE ACELERAR OS RESULTADOS DE SUA EMPRESA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *