Não é difícil encontrar Líderes que sofrem com problemas de falta de motivação da equipe para fazer o que precisa ser feito. Vários são os fatores que podem gerar este problema que aliás podem ser oriundos de uma contratação errada, a pessoa certa no lugar errado ou até mesmo dificuldades de relacionamento com as demais pessoas da equipe ou com o próprio Líder.
Independente do motivo, uma coisa é certa: liderar uma equipe desmotivada é uma tarefa quase impossível, por isso, quero explorar aqui algumas sugestões para que você consiga reverter este quadro.
O primeiro ponto é entender que você como Líder precisa estar atento aos sinais e sintomas da desmotivação e apoiar a pessoa (ou as pessoas) no sentido de entender os motivos que levaram a este quadro e buscar a solução. Não rotule a desmotivação sem antes saber a causa.
Em geral, as pessoas desmotivadas costumam se fechar e ficar em silêncio sobre a situação. Por isso, criar na sua equipe o senso de que ela pode contar com você para ter uma conversa franca é muito importante. Assim, as pessoas se sentirão em condições de dividir com você o problema.
Por outro lado, um funcionário desmotivado pode acabar gerando desconforto e desmotivação nos outros membros da equipe. Esteja sempre atento e disposto a ter um diálogo franco.
Entender o que gera insatisfação para as pessoas é tão importante quanto saber o que as deixa felizes e motivadas. Por isso, seu papel como Líder é atuar nas duas frentes.
Vejamos alguns fatores que contribuem para gerar a desmotivação:
- Falta de confiança nos Líderes
- Falta de clareza nas regras e procedimentos a serem seguidos
- Falta de oportunidades de crescimento
- Sentimento de desvalorização mesmo quando um bom trabalho é executado
- Sobrecarga de trabalho que gera um desequilíbrio entre a vida pessoal e profissional
- Falta de transparência nas ações da empresa
Sabendo destes fatores, procure ficar atento aos sinais que as pessoas dão quando estão em um quadro de desmotivação. Através deles você poderá tomar ações para resolver a situação e impedir que isso se prolongue ou se projete para as demais pessoas do time.
- Falta de foco para a realização das atividades
- Diminuição da qualidade do trabalho e aumento dos erros
- Mudanças de comportamento e de humor
- Aumento das ausências no trabalho
- Distanciamento das pessoas e do Líder
- Comentários indelicados e uma postura antiética
A postura de uma pessoa desmotivada sempre acaba gerando problemas e isso não se reflete apenas na execução do trabalho, mas também na forma de se relacionar com colegas, líderes, clientes e fornecedores. Esta postura pode gerar inclusive prejuízos financeiros para a empresa.
Por vezes, a desmotivação acaba sendo uma mistura de problemas pessoais com problemas profissionais, nem sempre as pessoas sabem separar as duas coisas.
Houve uma época em que se defendia a ideia de que você não deveria levar seus problemas pessoais para o ambiente de trabalho e vice-versa. Mas sabemos que isso não é tão simples e tampouco factível, afinal, não temos uma “chave liga-desliga” para fazer esta separação de forma racional.
Por isso, promover um ambiente que permita que o liderado tenha equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é muito relevante.
Lembre-se sempre que pessoas têm problemas, têm dificuldades e precisam de apoio. Por isso aqui vão algumas sugestões para lidar com pessoas desmotivadas:
- Promova um relacionamento aberto, sincero e direto com seus liderados, assim eles se sentirão seguros para dividir com você o que está havendo de errado.
- Seja genuíno com suas palavras e atitudes e demonstre real interesse no desenvolvimento e crescimento das pessoas.
- Tenha claro o propósito de seu time e deixe que eles saibam e participem disso como um objetivo comum. As pessoas gostam de saber “pelo que” trabalham.
- Reconheça seu time por seus resultados e celebre as conquistas. Já está mais do que comprovado que as pessoas se sentem muito mais motivadas quando tem o reconhecimento por sua contribuição.
- Crie um ambiente em que as pessoas se sintam seguras, ou seja, elas precisam confiar em seu Líder. Não há como motivar pessoas que não se sentem seguras.
Por fim, em tempos de muitas mudanças, trabalho em home office e busca por qualidade de vida, sempre que possível, ofereça opções flexíveis de trabalho. Muitas vezes pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença.
Se este conteúdo fez sentido para você, nos acompanha também no Instagram e Youtube para ter acesso a mais conteúdos.
Instagram: @lider_transformador
Youtube: Liderança Transformadora